COMO ORAR NA PRESENÇA DE DEUS
- Pastor Marcos Almeida
- 29 de nov. de 2015
- 7 min de leitura
Lc.11:1-13
Introdução:
Este é um texto que parece que foi escrito ontem devido a relevância da sua aplicação nos dias de hoje.
Nós começamos há uns dois meses um projeto de oração na Igreja, e temos visto como Deus tem nos abençoado, porém, a oração é uma chave de vitória que todo cristão sabe que tem que orar, mas poucos são aqueles que perseveram em orações diárias.
Em muitas passagens bíblicas nos vamos ver Jesus se dedicando a oração em seu ministério, em todos os momentos, ele se reservava para orar.
Costumo a dizer em meus sermões que a oração é a fonte de poder de um ministério, “Pouca oração, pouco poder”... “Muita Oração muito poder”.
No texto de Lucas 6 :12 lemos o relato que Jesus subiu ao monte e passou a noite orando antes de escolher os seus discípulos que ele chamou de apóstolos (mensageiro).
Aqui lemos um fato interessante, os apóstolos já estavam caminhando com Jesus, eles já haviam presenciado o sermão do monte, já tinham visto Jesus pregar várias vezes, presenciaram Jesus multiplicar pães e peixes, já tinham experimentado expulsarem demônios no nome de Jesus, ou seja eles já tinham grande experiência na caminhada com Jesus, mas eles pediram a Jesus nos ensina a orar.
Eles não pediram pra Jesus ensinar a fazer uma pregação, eles não pediram pra Jesus ensinar o segredo da multiplicação, não pediram pra Jesus ensinar a fazer discípulos... Eles pediram pra Jesus ensinar a eles a orar.
Sabe que nós em muitos momentos só nos dedicamos à oração quando as coisas fogem ao nosso controle. Precisamos mudar esse estilo de vida.
Enquanto eu meditava neste sermão eu me lembrei que em meu ministério, os momentos mais difíceis da minha vida foram os momentos que eu mais orei. Deus sempre nos socorre, mas, precisamos orar sempre para que estes momentos de dificuldade sejam suprimidos.
Nós estamos no Ministério Presença de Deus, é impossível você viver na presença de Deus sem um relacionamento com Ele, a oração é o nosso diálogo com Deus. Como é triste você está diante de Deus e não saber o que dizer, ou então ficar ali só pedindo como se Deus fosse Papai Noel.
Nossa transformação, nossa provisão, nossa cura, nossa libertação, nossa salvação, nossa vida e nossa morte, todas estas coisas dependerão de nossas orações.
Mais importante que saber pregar, cantar, tocar um instrumento, mais importante que expulsar demônio... é saber se comunicar com o Pai e isso só fazemos com oração.
Devemos orar não até termos a certeza que o pai está nos ouvindo, mas sim, até termos a certeza que estamos ouvindo ao nosso Pai eterno.
Não tem como nós passarmos horas orando a Deus sem um plano de oração, precisamos de uma rota para não nos perdemos nas nossas palavras, devemos organizar para isso. Desta forma eu gostaria de meditar com você sobre o que Jesus nos ensina através da sua palavra a respeito da oração:
1. “PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”
Devemos iniciar nossa oração dando a Deus o nosso louvor, pelo que ele é.

Um Pai, que está nos esperando no Céu, sua moradia é lá, através da oração vamos manter um contato íntimo com ele de um filho que um dia vai retornar a casa do Pai.
Qual o nome de Deus? Em toda a Bíblia nos encontramos diferentes nomes para Deus, cada nome nos expressa uma característica do caráter de Deus.
Aqui estão alguns dos nomes mais conhecidos de Deus na Bíblia: EL, ELOAH: Deus "poderoso, forte, proeminente" (Gênesis 7:1, Isaías 9:6) ELOHIM: Deus "Criador, Poderoso e Forte" (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) - EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacó" (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) ADONAI: "Senhor" (Gênesis 15:2; Juízes 6:15) YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: "SENHOR" (Deuteronômio 6:4, Daniel 9:14 JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14) JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êxodo 15:26) JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira" (Êxodo 17:15), JEOVÁ-MAKADESH: "O Senhor que santifica, torna santo" (Levítico 20:8, Ezequiel 37:28) JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz" (Juízes 6:24 JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus" (Gênesis 2:4, Salmo 59:5) JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor nossa justiça" (Jeremias 33:16) JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor" (Salmo 23:1 JEOVÁ-SHAMMAH: "O Senhor está ali" (Ezequiel 48:35) JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos" (Isaías 1:24, Salmos 46:7) EL ELIOM: "Altíssimo" (Deuteronômio 26:19) EL ROI: "Deus que vê" (Gênesis 16:13) EL-OLAM: "Deus eterno" (Salmo 90:1-3) EL-GIBOR: "Deus Poderoso" (Isaías 9:6)
Quando iniciarmos nossas orações com louvores a seu nome podemos citar alguns destes nomes como forma de adoração e louvor ao seu nome.
2. “VENHA O TEU REINO”
Precisamos entender que o Reino dos Céus veio se estabelecer nesta terra, foi Jesus que trouxe este Reino para a terra, ele invadiu o reino das trevas para trazer o reino de Luz .
João Batista saiu pela terra anunciando a chegada do reino dos Céus...E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.(Mateus 3:2)
Nós entramos neste reino quando nos arrependemos dos nossos pecados, em nossas orações deve ser recheadas de arrependimento, pois nós precisamos buscar o reino dos Céus em primeiro lugar ( Mt.6:33)
Para nosso acesso ao Reino de Deus, precisou Jesus vim a este mundo e morrer na cruz, para que você e eu tivéssemos acesso ao reino de Deus.
A Igreja é aqui na terra a referência deste Reino, nós somos os representantes deste reino... somos os embaixadores deste reino.
Devemos anunciar as notícias deste Reino, devemos nos comportar como cidadãos deste Reino, não devemos nos contaminar com esta vida, com o comportamento deste mundo, pois somos cidadãos do Céu.
Deus está tirando a maldição desta terra, e derramando sobre nós as bênçãos de Abraão. (Gn.12:13)
A salvação passa a ser para todos... Rm.10:13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Em nossas orações precisamos orar para que o Reino de Deus venha sobre nós, que o Espírito Santo seja derramado pelos perdidos, convencendo de todo mal e de todo o Juízo, devemos orar pela Igreja para que Deus levante Ministros do evangelho e pessoas para anunciar o caminho deste Reino, precisamos interceder pelas famílias e pelos soldados deste Reino, precisamos lutar pelos homens e mulheres que estão se perdendo no reino das trevas...
Quando temos esse entendimento do que é vim a nós este Reino nossas orações deixam de ser meras repetições para ser uma grande e poderosa arma contra satanás e o seu reino das trevas.
3. “SEJA FEITA A SUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”
A Vontade de Deus já se cumpriu no Céus, só que aqui na terra, os incrédulos e também satanás estão lutando para que a vontade de Deus não se cumpra na terra.
No Céu não tem corrupção, no Céu não tem violência, no céu não tem prostituição, lá não tem drogas, Não tem doenças... a vontade de Deus é que aqui também não tenha, mas a incredulidade e a oposição maligna lutam pra que a vontade de Deus não se cumpra na terra como no Céu.
Quando entendemos isso, oramos para que a vontade de Deus se cumpra na vida de todas as pessoas, famílias e nações.
Passamos a orar para que o Espírito Santo quebrante os corações das Pessoas para que a vontade de Deus se cumpra na vida da humanidade, oramos no poder do Espírito Santo para que os espíritos malignos sejam repreendidos da vida das pessoas, e que eles vivam a vontade de Deus para eles.
Devemos orar todos os dias para que a VONTADE DE DEUS SEJA FEITA ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
4. “O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE”
Aqui na terra nós precisamos de suprimento, precisamos de suprimentos físicos e também de suprimento espiritual.
Para isso precisamos orar crendo que Deus tem poder para nos abençoar, para termos o alimento todos os dias precisamos trabalhar, precisamos nos qualificar, estudar, transporte, roupas, sapatos, necessidades que devemos conquistar em oração.
Quando oramos nós estamos pedindo a Deus que nos ajude com seu poder, pois mesmo em tempos de Crise nós cremos que o Senhor poderá abençoar o seu povo e supri o pão nosso de cada dia.
Deus quer que em nossas orações nós reconheçamos que Ele pode nos sustentar com o que existe de melhor nesta terra, essa oração deve ser diária, tanto de petição pelo suprimento como de agradecimento pela provisão.
5. “PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS ASSIM COMO PERDOAMOS NOSSOS DEVEDORES”
Aqui nos estamos aprendendo um segredo dado por Jesus, nós precisamos perdoar pois sem o perdão que liberamos não receberemos o perdão da parte de Deus.
Perdoar ganha nesta perspectiva uma dimensão não apenas de obediência mas também de inteligência, pois se nós retivermos o perdão também teremos nosso perdão retido.
Devemos em oração declarar perdão para aqueles que nos ofendem, precisamos entender que nessa dimensão o perdão não tem nada haver com o amor, o primeiro passo é perdoar, e o segundo passo é amar.
Guardar ressentimentos é fácil mais perdoar é uma decisão condicional, primeiro nos declaramos nosso perdão por aqueles que nos ofenderam e depois estamos aptos para pedir perdão pelos nosso erros.
QUANTOS QUEREM VER SEUS PECADOS PERDOADOS?
6. “NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO”
Enquanto estivermos aqui na terra, estamos sujeitos as tentações, devemos orar para que o Senhor nos livre de cairmos nestas tentações.
Satanás vai usar todas as armas possíveis para nos derrubar, vai usar nossos desejos carnais, vais usar a cobiça dos nosso olhos, vai usar a soberba dessa vida, nossa vaidade. Quando oramos diariamente, pedindo ajuda de Deus, nos livraremos do inimigo, resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tg.4:7)
I Co.10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Devemos nos apegar a Deus em oração todos os dias, para que possamos vencer a tentação, mesmo sabendo que ela está a nossa volta.
7. “LIVRA-NOS DO MAL”
Aqui precisamos entender que, satanás está tentando todos os dias nos tirar da presença de Deus, para isso ele fará de tudo, usará toda espécie de maldade, pois o desejo dele é nos tirar do plano de salvação, nos tirar do caminho, fazer com que a vontade de Deus não se cumpra em nossas vidas, que não tenhamos o suprimento diário, ele quer roubar matar e nos destruir (Jo.10:10).
Nossa posição de oração diária se faz necessário para que o Senhor nos encha com seu poder e nos livre do mal.
Conclusão:
Lucas 11:9 – Pedi e dar-se vos-a...
Quem quer uma vida de vitória? O segredo é oração.
Perseverança é o segredo... não adianta saber o que se tem que fazer tem que botar na prática.
댓글