NÃO DEIXEM MORRER O ESTEVÃO QUE EXISTE EM VOCÊ
- Pastor Marcos Almeida
- 15 de nov. de 2015
- 5 min de leitura
(At.6:3-5; At.6:8-15; At. 7:48-60)
Introdução:
Encerramos ontem a nossa campanha de 40 dias de Jejum e oração pelas famílias, sabemos que Deus fez muito a favor da sua família neste período, e ainda está fazendo, creia que a sua família é projeto de Deus. O inimigo vai querer destruir esse projeto, ele vai atacar, basicamente em cinco áreas: FINANCEIRA, RELACIONAMENTO, FILHOS, SAÚDE E VIDA CONJUGAL. Essa batalha você ganha com Jejum e oração, tente separar um dia da semana pra vocês investirem na família, um dia para orar juntos, fazer um passeio em família, ter intimidade conjugal, invista nesse projeto de Deus.
Ontem eu fui orar no monte com nosso irmão Thiago, saímos as 4:00 com a intenção de orar, foi um tempo precioso, lá Deus nos fez orar por várias pessoas, objetivos e famílias...pedimos por aqueles que ainda nem conhecemos, mas, cremos já foram Gerado no Coração do Senhor.
Eu enquanto orava pelo Sermão de hoje, Deus me levou a meditar sobre a vida de Estevão. O que fizeram? Como ainda estão fazendo até os dias de hoje dentro da Igreja o que fizeram a Estevão?... Eu me identifiquei muito com Estevão, quem ele era, o que ele fez, como foi acusado, como foi apedrejado, o que ele pregou pra que isso acontecesse.
Precisamos de mais Estevãos em nossas Igrejas nestes dias. NÃO DEIXEM MATAR O QUE AINDA TEM DE ESTEVÃO DENTRO DE VOCÊ!
Por isso, convido você a meditar em Algumas Características de Estevão que não podem morrer dentro de nós:

I. ESTEVÃO ERA UM HOMEM DE VIDA ÍNTEGRA
No capítulo 6 de Atos temos o relato de como a comunidade cristã lidou com uma dificuldade que surgiu face ao crescimento do número de discípulos. Os apóstolos sugeriram à Igreja a escolha de 7 pessoas que pudessem se responsabilizar por aquela importante área. O verso 3 contém o perfil dos tais varões a serem indicados pela Igreja: de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria”.
Destaco por hora uma das qualidades: “boa reputação”.
A Igreja ainda hoje continua carecendo de ter à frente pessoas de boa índole cristã, irrepreensíveis, de boa reputação. Exatamente como Daniel, no AT e Estevão, no NT. Pessoas que se coloquem como referenciais para dizerem como Paulo: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. (I Co 11:1).
A integridade de Estevão era tanta que o recurso usado pelos religiosos judeus da sinagoga dos libertos, gente que havia sido libertos da escravidão, tentaram discutir com Estevão e não conseguiram vencer sua sabedoria, e com ciúmes, inveja, tentaram tirar Estevão de sua posição... e o recurso encontrado foi o de subornar falsas testemunhas contra ele: Então subornaram uns homens, para que dissessem: ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. (At 6:11).
Amados Deus nos transformou em Jesus para uma VIDA INTEGRA, não podemos morrer em nós essa características, ainda que todo mundo resolva fazer o errado, o errado continua sendo errado, e o certo continua sendo certo.
Não devemos negociar nossa Integridade, nossa Dignidade, nossa Moral, nossos valores Cristão, porque os outros fazem o que não é Íntegro .
PORQUE HOJE A IGREJA ESTÁ ESCANDALIZADA? Corrupção, Prostituição, Ganância, Avareza, Fraude, Doutrinas Diabólicas, Heresias, Métodos Antibíblicos para promover o crescimento.
A IGREJA HOJE PRECISA DE MAIS HOMENS E MULHERES COM UMA VÍDA ÍNTEGRA.
II. ESTEVÃO ERA UM HOMEM CHEIO DO PODER DO ESPÍRITO SANTO:
Observe nos dois capítulos bíblicos que fazem menção a Estevão como o fato dele ser cheio do poder do Espírito Santo é realçado:
E elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo... (6:5); E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (6:8);
E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava... (6:10); Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus. (7:55)
Uma vida cheia do Espírito é consequência de se viver na PRESENÇA DE DEUS (como visto no 1º. ponto). Estevão não cometia o erro que denunciou aos judeus para quem ele testemunhou no conselho: vós sempre resistis ao Espírito Santo (7:51).
Fé, poder, autoridade, milagres, prodígios, sinais, sabedoria... são qualidades que encontramos neste homem, tudo decorrência da ação do Espírito Santo em sua vida.
A Igreja precisa de pessoas que se submetam ao Espírito de Deus. O Espírito é o responsável por transformar tais vidas, como transformou a vida dos apóstolos, transformou a vida de Paulo, e tem transformados nossas vidas até nos dias de hoje.
Quem é cheio do Espírito Santo é perseguido pelos religiosos, Quem é cheios do Espírito Santo é perseguido pelos carnais, Quem é cheio do Espírito Santo vai ser invejado pelos que são vazios e só conseguem se encher de si mesmos.
A IGREJA HOJE PRECISA MAIS DE HOMENS E MULHERES CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO.
III. ESTEVÃO ERA UM HOMEM CHEIO DE AMOR:
O que o texto bíblico de Atos 7:59 e 60 faz um relato, que me parece suficiente para dizer com certeza que Estevão tinha uma grande unção de amor. Sua última oração assemelha-se à que Jesus fez na cruz: E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu (60). (Lc 23:34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...)
O Amor nos leva a servir aos irmãos, o Amor nos leva a pensar mais no outro do que em nós mesmos, o Amor nos leva a buscar os perdidos com o Evangelho. E isto Estevão fez muito bem.
No capítulo 8 temos a referência ao sepultamento do corpo de Estevão (que não morreu, mas “adormeceu”): E uns varões piedosos foram enterrar Estevão, e fizeram sobre ele grande pranto (v. 2). Ninguém é insubstituível na Igreja, afinal, Jesus é a pedra angular. Por outro lado, pessoas como Estevão fazem muita falta. Deixam muitas saudades.
Muitas lições, podemos tirar do episódio do encontro de Jesus com Pedro, após a ressurreição, junto ao mar de Tiberíades, conforme João 21:15ss. Três vezes o Senhor inquiriu a Simão: amas-me? Após cada resposta dada por Pedro, o Senhor disse a mesma coisa: Apascenta as minhas ovelhas. A ausência deste amor tornaria qualquer ministração de Pedro junto ao rebanho inócua. Nesta passagem, Jesus e Pedro falavam de um conceito de amor diferente, enquanto Jesus Perguntava se Pedro o amava com um amor incondicional (AGAPAÕ), Pedro respondia que ele amava com um amor de amigo ( PHILEÕ), na terceira vez Jesus usa a mesma palavra de Pedro, por isso ele ficou triste, pois ele entendeu como Jesus queria ser amado.
A IGREJA HOJE PRECISA DE HOMENS E MULHERES CHEIOS DE AMOR.
CONCLUSÃO:
A minha Oração hoje, é para que o Senhor o MINISTÉRIO PRESENÇA DE DEUS se encha de pessoas transformadas como Estevão: vida íntegra, cheios do Espírito Santo e amor.
Comments