LIÇÕES DE JESUS NO GETSEMÂNI
- Pastor Marcos Almeida
- 4 de out. de 2015
- 5 min de leitura
Marcos 14.32-42 Lucas 22:39-46
INTRODUÇÃO:
Hoje celebraremos a Santa Ceia do Senhor. Na semana passada meditamos sobre um Jesus que é o Cristo o Filho do Deus vivo, e que não está sendo mais pregado nos dias de hoje.
Eu estive meditando sobre as últimas orientações de Jesus, especialmente como foi a última Semana de Jesus. Eu posso garantir que a última semana de Jesus foi mais estressante do que a pior semana de qualquer um de nós:
Sexta feira (Jo.12:1) Jesus chegou a Betânia seis dias antes da páscoa querendo ficar um tempo com seus amigos. Maria, Martha e Lázaro, na Terça seguinte Maria ia ungir os pés de Jesus, numa demonstração de humildade e de prontidão para servi-Lo.
No Sábado dia de descanso na cultura Judaica os evangelhos não fala o que fez Jesus, provavelmente ficou com seus amigos de forma tradicional.
No domingo (Mt. 21:1-11; Mc.11:1-11; Lc.19:28-44; Jo. 12:12-19) que é o primeiro dia da semana iniciou a semana da Paixão de Cristo. Jesus entra de maneira Triunfal em Jerusalém cavalgando um jumento, e a multidão acompanhando e clamando “Hosana” e gritando as palavras de Sl.118:25 e 26 “Salva-nos Senhor- Conceda-nos Prosperidade” – “Bendito o que vem em nome do Senhor”. Atribuindo a Jesus o Título messiânico, como agente de Deus, o Rei vindouro de Israel.
Na Segunda Feira (Mt.21:10-17; Mc. 11:15-18; Lc.19:45-48), ele foi no templo e se deparou com os comerciante na entrada do templo, foi quando ele expulsou os mercadores do templo.
Terça Feira (Mt.21:23-24; Mc. 11-27- 13: 37; Lc.20:21:36) – Ele teve um dia bem agitado, teve Confronto com autoridades, e ensinou uma série de parábolas.
Quarta Feira – Um dia de descanso, os Evangelhos não nos relata o que fez Jesus neste dia.
Quinta feira, foi celebrada a Páscoa, e realizada a última ceia de Jesus antes da sua morte... Jesus prepara os seus discípulos para a sua morte, Ele deu um novo sentido para a ceia, o Pão como seu corpo e o vinho como seu sangue, que em breve seria derramado, depois da ceia eles cantaram louvores e foram para o GETSÊMANI.
Analisando a palavra GETSÊMANI retiramos algumas lições:

I. GET-"PRENSA" (PRESSÃO) 1. A primeira parte da Palavra "Getsemani" é "Get" que significa "pressão". Em todas as quintas de oliveiras existe um lagar onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas e o óleo é extraído delas. 2. "Prensa" é a palavra que serve de raiz ás palavras “Prensado”, "Pressão" e "Stress". Todos nós encontramos tremendas pressões na vida, que vêm sobre nós para nos desesperar, fazer desistir ou mesmo matar. Paulo Fala sobre suas pressões em 2 Cor. 1:8. Satanás é especialista em fazer pressão, sempre que queremos andar na presença de Deus ele aparece pra se opor. (Zc.3:1) SEMANI - "ÓLEO," "PERFUME," "UNÇÃO" OU "FRUTIFICAÇÃO"
1. Onde há "Get" também existe "Shemeni" (Sémen). Óleo, doçura, unção e muito fruto são alguns produtos resultantes de espremer as azeitonas. 2. No processo de conversão muitas vezes passamos por pressões, resistimos o máximo em nos rendemos ao Senhor, evitamos o quebrantamento. Em alguns momentos Gritamos para sair da "Prensa", tentamos sair da “prensa” através de conhecimentos, padrinhos, estratégias e manipulações. Contudo, Deus quer espremer até sair de nós a unção que existe dentro de nós como porção do divino. 3. Deus quer levar-nos ao nosso Getsemani, onde poderemos verdadeiramente permitir que Ele controle as nossas vidas. II. SEIS LIÇÕES APRENDEMOS COM JESUS NO GETSEMANI
1. QUE A ORAÇÃO É A CHAVE DA VITÓRIA (MARCOS 14:32).
Quando enfrentamos uma batalha normalmente a oração é a última coisa que nos lembramos de fazer. Contudo o nosso Getsemani leva-nos á oração. Isto pode acontecer devido a uma crise pessoal, uma batalha, um perigo, um medo, ou uma vulnerabilidade. Este é o lugar onde não conseguimos estar no controle de tudo. Quando chegam ao Getsemani algumas pessoas sentam-se, mas outros oram!
Através da oração transferimos todas as coisas do âmbito da alma par o do Espírito. Inicialmente podemos ver apenas a situação do ponto de vista das emoções, mas através da oração entramos em contacto com Deus e o nosso espírito vence a batalha!
2. QUE A NOSSA ALMA HUMANA É FRACA (MARCOS 14:34) 1. Jesus disse que a sua alma estava “esmagada” com angústia. Esta é a palavra mais forte no Novo Testamento para significar “depressão”. A nossa alma (mente, emoções e vontade) tem que enfrentar batalhas e fica enfraquecida com desespero, depressão e até mesmo pensamentos de morte. 2. Jesus caiu no chão (v.35) e chorou alto e com lágrimas (Hebreus 5:7). O Getsemani irá trazer pensamentos e emoções pouco comuns á nossa mente e ás nossas emoções. Paulo sabia também o que é estar nessa “montanha russa” (2 Cor. 4:8–9). 3. QUE O NOSSO ESPÍRITO ESTÁ PRONTO (MARCOS 14:36–38) 1. “Pois embora os espírito esteja pronto, a carne é fraca” (v. 38). O nosso espírito, cheio do Espírito Santo, irá colocar a perspectiva certa quando caminhamos no Getsemani. Jesus teve a vitória quando confessou: “Seja feita a Tua vontade e não a minha” (v.36) 2. O Espírito Santo irá fortalecer os nossos espíritos e mudar a nossa perspectiva das coisas (Isaías 61:3). Ele nos dará beleza (espírito) por cinzas (alma), e óleo de gozo (espírito) por choro (alma), vestidos de louvor (espírito) por espírito de pesar (alma). 4. QUE SE FOR PRECISO DEUS MANDARÁ ANJOS PARA NOS FORTALECER (LUCAS 22:43) 1. “Então um anjo apareceu do Céu e o fortalecia”. Os anjos também ministraram ao Senhor Jesus no final do seu jejum de 40 dias e da tentação.
Os anjos não interferem numa tentação, mas vêm em nossa ajuda depois de tomarmos a nossa decisão. 2. Jesus afirmou mais tarde que poderia chamar doze legiões de anjos (72.000) para cada um dos seus onze e também para si mesmo! Os anjos são “espíritos ministradores” que nos irão aliviar através do Getsemani. 5. QUE O ESPÍRITO SANTO IRÁ ORAR ATRAVÉS DE NÓS (LUCAS 22:44). 1. Agora vemos que Cristo começou a orar fervorosamente. O Espírito Santo tinha o controle completo da situação e começou a orar através dele. Paulo disse que o Espírito irá orar através de nós com “gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26). Por isso é muito importante termos o Batismo no Espírito Santo. 2. Cristo experimentou “hematose”, ou seja suou sangue. Cada poro do seu corpo se tornou numa ferida enquanto ele agonizou por nossas batalhas e provas.
6. A CARNE QUER TOMAR CONTROLE (LUCAS 22:50). 1. Quando Judas apareceu, Pedro (conforme nos diz o Evangelho de João) agarrou na sua espada e cortou a orelha direita de Malco, o servo do Sumo Sacerdote. A carne confia em si própria e quer fazer a batalha no lugar de Deus em lugar de confiar na Sua Mão Poderosa. 2. A carne quer cortar a cabeça de alguém pois fica frustrada no Getsemani. Embora Pedro estivesse zangado no jardim Jesus tocou a sua orelha e curou aquele homem. Este foi o último milagre antes do Calvário. Mesmo no nosso Getsemani nunca devemos parar de ministrar aos outros em amor.
CONCLUSÃO:
O GETSEMANI, não é o ponto final, ele é apenas um local de passagem, ESTREMAMENTE NECESSÁRIO , para nos levar a receber a unção, o melhor de nós é retirado quando entendemos a importância do GETSEMÂNI.
1. Jesus disse “A hora é chegada...” O nosso Getsemani não irá durar para sempre, na realidade dura apenas um breve instante. 2. Pode-nos parecer que as nossas tribulações duram por uma eternidade, mas Deus irá virar essa situação ao contrário (2 Cor. 4:16–18). Satanás irá agir através das circunstâncias, mas quando o Senhor está envolvido nas nossas mudanças a situação irá mudar de “GET” (pressão) para “SEMANI” (unção)!
Comments