O Poder da Palavra - Parte I
- Pastor Marcos Almeida
- 1 de out. de 2015
- 3 min de leitura
Quebra gelo: Alguém já foi ferido por algum tipo de palavra? Alguém já foi ferido por alguma palavra sua?
No estudo anterior tratamos do tema da solidão, hoje queremos trabalhar o tema da palavra que abençoa.
Lição 1- A Responsabilidade do falar
Tudo que existe em nosso universo veio a existir pelo poder da palavra. E disse Deus... e nosso mundo veio a existir. Quando ele formou o homem, à sua imagem e a sua semelhança, Deus o abençoou com a capacidade de se comunicar. Podemos falar e até mesmo escrever, porque Deus nos deu esse dom e nos agraciou com esta dádiva com propósito de abençoar. Porém, percebemos já no início que o Diabo descobriu o poder da palavra e começou a usá-la e motivar os filhos de Deus a fazerem uso dela de forma destruidora. Veja: Quando o diabo usou palavras mentirosas para tentar Eva, ela e Adão caíram em pecado. Quais as conseqüências para a vida? (Gênesis 3). Quando os homens abusaram da boa dádiva da comunicação para se auto-exaltar e desobedecer a Deus, ele confundiu suas línguas para forçar povos diferentes a se separarem e povoar a terra, como ele tinha ordenado anteriormente. (Gênesis 11:1-9; veja 9:1).

O Diabo continua utilizando-se do mesmo princípio ainda hoje. No entanto isso não anula o poder da palavra. Mesmo que os homens tenham freqüentemente abusado de suas palavras, a capacidade de se comunicar ainda é uma bênção. O apóstolo João descreve Jesus no seu evangelho como sendo o verbo, isto é, a palavra em ação. É pela proclamação da mensagem do evangelho que chegamos ao conhecimento de quem é Jesus e de como devemos obedecê-lo. O evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1:16). “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. (Romanos 10:17).
Nós como discípulos de Jesus temos a responsabilidade de viver e ensinar o evangelho a outras pessoas. O ser líder de célula pode ser uma opção da pessoa, mas o fazer discípulo não é uma opção, é um imperativo sobre a vida daqueles que aceitam Jesus como seu Senhor e Salvador. Paulo quando escreve ao seu discípulo Timóteo encoraja-o a cumprir esta missão: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” (2 Timóteo 4:2). “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2:2).
Lição 2 - Usando a língua como Deus pretendia
A habilidade de falar dada por Deus ao homem foi atingida pelo pecado, mas ela não é originalmente má. Há muitas coisas maravilhosas que podemos e devemos fazer através da nossa língua. Coisas de extrema relevância no mundo espiritual:
Devemos louvar e adorar a Deus. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).
Devemos orar. “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17).
Devemos confessar Cristo na presença dos incrédulos. “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Mc 8:38).
Devemos confessar nossos pecados e buscar o perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel, e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
Devemos edificar nossos irmãos. “Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).
Devemos abençoar os outros, até mesmo nossos inimigos. “Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis” (Romanos 12:14). (I Pe 3.8-9)
Conclusão:
Lembremo-nos sempre que nossa capacidade de comunicação é dom de Deus para ser usado em Sua honra e glória. Isso abrirá muitas portas de bênçãos em nossas vidas, com certeza seremos muito abençoados, nós e todos que estiverem ao nosso redor.
Comments