top of page

CHAMADOS POR DEUS

  • Pastor Marcos Almeida
  • 7 de set. de 2015
  • 6 min de leitura

Sl. 1:1-3 - Jo. 15:1-17

Introdução:

  • Domingo passado nós meditamos sobre quem temos sido: Adão ou Jesus? Carnal ou Espiritual? Criatura ou Filho? Quantos lembram?

  • Durante esta semana, Deus foi ainda ministrando em minha vida sobre este tema, principalmente no tocante a nossa identidade com Jesus. Pedro recebeu uma identidade, a partir do momento que reconheceu a identidade de Jesus (Mt.16:16.)

  • Como Adão, nos temos as características dos homens naturais, criados por Deus, mas, em Jesus somos transformados, nascemos de novo, passamos a ser pessoas vivificadas, seres Espirituais, Co-herdeiros com Cristo, nação santa, sal da terra, Luz do mundo, remidos para uma vida eterna, que tem chamado de Deus, (Igreja vem da palavra Ekklesia, que significa chamar para fora).

  • Se fala entre os religiosos muito sobre chamado, se referindo muitas vezes ao chamado pastoral. Nem todos tem esse chamado, não para todos o chamado para o sacerdócio, ou chamado pra ser um levita... mas todos nós temos um chamado para sairmos deste mundo pecaminoso, para abandonarmos os sistemas religiosos, que oprimem e roubam as pessoas, que subjugam as pessoas em seus direitos como cristãos e como pessoas libertas na cruz, que condena os pecadores, e afastam as pessoas de Jesus.

DEUS TE CHAMOU PARA FORA! ELE TEM GUARDADO PRA VOCÊ A ETERNIDADE.

  • Neste texto de salmos, vemos um relato de como é a vida daquele que assume o seu chamado para viver fora do sistema mundano:

  1. Ele é feliz

  2. Não segue o conselho dos ímpios

  3. Não imita a conduta dos pecadores

  4. Não se assenta com os zombadores (escarnecedores)

  5. Sua satisfação está nas leis de Deus

  6. É como árvore plantada, a beira das águas correntes

  7. Dá frutos no tempo certo

  8. Suas folhas não murcham

  9. Prosperará em tudo


Eu hoje gostaria de fazermos uma reflexão sobre, a vida dos chamados para ser a Igreja, dos chamados para fora do sistema religioso, dos chamados para ser uma árvore frutífera, dos chamados para permanecer junto as águas correntes, dos chamados para prosperar, dos chamados para fora do mundo pecaminoso.


PALAVRA: Convido você a refletir no seu chamado: QUAL O SEU CHAMADO?

Texto: (Jo. 15:1- 17)


1- CHAMADO PARA PERMANECER EM JESUS (v.1-8) – Uma questão de Identidade

  • Precisamos entender o significado desta palavra, permanecer em Jesus é o chamado mais forte da Igreja (Ekklesia), Jesus usou a videira para falar com seus discípulos, pois eles conheciam essa prática de cultivo, a Videira era uma principal fonte de alimento daquela época.

  • A videira é uma planta frágil, o agricultor tem muito trabalho para cultivá-la. Exigem cuidados em todas as estações. Interessante que a Videira é uma das culturas que mais exige tratos (é a poda, o tratamento de fungos, tratamento contra os insetos, adubação especial, amarração, cuidados com os frutos, uma das colheitas mais trabalhosa) Quando eu comecei a namorar a minha esposa meu sogro tinha uma videira, dava trabalho, de tempos em tempos ele podava, amarrava os ramos, sem esse cuidado ela seca facilmente.

  • Precisamos entender que Jesus é a videira, Deus o agricultor que cuida tanto da videira como dos ramos, e nós somos os ramos, chamados para permanecer na videira.

  • O objetivo do ramo é frutificar, e sustentar os frutos, é transmitir para o fruto a vida da videira.

  • Frutos e boas obras são ligados, assim como, atitudes inspiradas pelo Espírito Santo de Deus. Produzimos fruto quando deixamos Jesus viver em nós e suas qualidades são manifestadas. “Ef. 2:10 – Pois somos feitura dele, criado em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” “Gálatas 5:22,23 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão,domínio próprio.”

Benefícios de permanecer na videira :

  1. Receber a identidade de Cristo (v.4) – não podemos gerar frutos de nós mesmo, frutificamos Jesus. Quando permanecemos em Jesus, ele também permanece em nós... somos cristãos, e não apenas crentes, não apenas simpatizantes, pertencemos a videira, recebemos sua essência, temos a sua natureza.

  2. Receber o cuidado de Deus (agricultor)- (V. 1,2) - Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta...A primeira vista, pode parecer que Jesus é por demais rígido, violento... Mas, se você entender no “grego” o que foi traduzido como cortar, você vai ver que a palavra é AIRO, e significa TOMAR, LEVANTAR. Houve uma tradução não muito exata. É o mesmo verbo usado em Mateus 27:32 onde diz que “encontraram um cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a AIRO=CARREGAR-LHE a Cruz.” Em Mateus 14:20, “todos comeram e se fartaram, e dos pedaços que sobejaram AIRO recolheram ainda doze cestos cheios.”Se você conversar com um viticultor e perguntar para ele sobre ramos novos que não produzem, ele vai lhe dizer: Os ramos novos as vezes tem a tendência de ir para baixo, para o chão onde se sujam e não produzem. O que eu faço? Pego ele, limpo e amarro ele mais para cima, conduzindo ele para que frutifique!!! NÃO SE CORTA O RAMO POR QUALQUER COISA.

Existe uma diferença de se cortar ( AIRO – LEVANTAR) (V.2), e cortar e jogar fora no (v.6) ser jogado fora passa pela falta de permanência em Jesus... Enquanto estamos em Jesus temos concerto.

  1. Recebe a benção da frutificação (v.5) – precisamos diferenciar uma Igreja frutífera de uma igreja grande, uma Igreja Frutífera podemos identificar os frutos que glorificam ao Pai... podemos reconhecer a natureza de Cristo nos frutos... podemos sentir a presença de Jesus nelas pois os ramos e os frutos são o retrato da videira... Uma Igreja Grande não significa dizer que é uma igreja frutífero, ou melhor, não evidencia que as pessoas são resultados de uma frutificação da videira, para isso, precisamos ver quem esta no centro Jesus ou a igreja. Se tudo que esta em volta, não estiver tendo Jesus como o centro não é uma igreja (ekklesia) composta de pessoas com chamado para fora desse sistema.

  • Tem suas orações atendidas (v.7) – a condição para sermos atendidos em nossas orações está diretamente ligada a nossa permanência em Jesus... tem gente orando pedindo a Deus o mal dos outros, será que isso é oração feita de quem está em Cristo, por isso não é atendido em seus pedidos, quando aprendemos a orar a palavra de Deus nós alcançamos mais sucesso em nossos pedidos, e a palavra nos diz que receberemos tudo que quisermos se permanecermos em Jesus.

  • VOCÊ FOI CHAMADO PARA PERMANECER EM JESUS?


2- VOCÊ FOI CHAMADO PARA PERMANECER NO AMOR DE JESUS (v.9-17) – Uma questão de bediência.

  • Somos convidados por Jesus a permanecer no seu amor, como o pai o amou ele nos amou também (v.9)

  • Aqui, temos um chamado que está condicionado a obediência, é a obediência que nos faz permanecer e desfrutar do amor de Jesus.

  • Quando nós amamos, ser obediente aos mandamentos de Jesus é uma alegria não um peso.Quando nos amamos as coisas do mundo, achamos que obedecer a Deus é um sofrimento... é uma vida de privação de coisas “boas”.

  • Para termos alegria nas coisas de Jesus, precisamos ter o entendimento que da mesma forma com que ele nos amou, para ter tido a capacidade de enfrentar por nós a cruz, nós também devemos ama-Lo para vivermos em obediência aos seus mandamentos.

  • Quando permanecemos no seu amor e na obediência aos seus mandamentos, Jesus nos dá a sua alegria, e essa alegria em nós é completa.

  • Quando permanecemos no amor de Jesus nós nos amamos, pois entendemos a dimensão deste amor... Jesus recebeu o amor do Pai e permaneceu nele e cumpriu sua missão até o fim...quando nós permanecemos no amor de Jesus nos vamos em frente e cumprimos nossa missão de amar o nosso próximo e também de frutificar desse amor.

Benefícios de permanecer no amor de Jesus:

  1. Desfrutar de uma alegria completa (v.11)

  2. Vive em uma atmosfera de amor, uns para com os outros (v.12)

  3. Ter uma vida de intimidade com Jesus (v.14), ser chamado de amigo de Jesus

  4. Ser escolhido para dar frutos (v.16), e os frutos permanecerem diante de Deus

  5. Ter as orações atendidas pelo PAI.

Conclusão:

  • Todos nos temos um chamado (ekklesia), mas esse chamado deve ser acompanhado de transformação.

  • Chamado para ser Igreja, deve ser acompanhado de uma nova Identidade, e uma vida de obediência.

  • Chamado para permanecer em Jesus, e permanecer no seu amor.QUANTOS QUEREM ACEITAR ESSE CHAMADO?

 
 
 

Comments


Postagens Recentes:
Diretório de Postagens:
Menu anterior click em:
Siga-nos nas Redes Sociais:
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

© 2017 por Igreja " Ministério Presença de Deus ". Todos os Direitos Reservados

 

Rua Hélio de Oliveira,  Nº350, Jardim Santa Teresa, Salvador-BA

(Final de linha de Luis Anselmo)

Alcançamos a marca de:

  • facebook-square

Visitantes

bottom of page