QUEM SOU EU ?
- Pastor Marcos Almeida
- 30 de ago. de 2015
- 5 min de leitura
(Ap. 20-11-15)
Introdução:
Quem sou eu? Imagine você em um momento de reflexão diante de um espelho... olhe para o espelho e pergunte a você mesmo quem sou eu? Responda com sinceridade, responda como aquele que te conhece, responda como aquele que sabe as tuas atitudes, responda como aquele que está sentado diante do seu computador com você, sabe os sites que você visita, vê o que você esta pondo diante dos seus olhos, as fotos que você curte, conhece seus pensamentos, seus desejos, suas atitudes mais intimas...
Nessa noite eu gostaria de meditar com a igreja, sobre o propósito de Deus para a vida do homem, analisarmos onde estamos escrevendo a nossa história, será que para o livro da vida ou será que para a morte.
As vezes precisamos parar, fazermos uma profunda reflexão, e se necessário corrigirmos nossa rota, pois, não importa quanto tempo você já tenha avançado na caminhada diante de Deus, importa é completar da forma correta.
Para vivermos na presença de Deus, precisamos entender que devemos nos conduzir em atitudes, como se estivéssemos diante do trono de Deus, onde cada ação será levada em consideração para nossa sentença de vida eterna ou de morte eterna.
Por isso trago para nossa meditação Três pontos distintos, porém com semelhança entre eles:

O Primeiro ponto : Adão ou Cristo? Rm.5:17-21
Nesta passagem nos deparamos com o relato das escrituras, do legado deixado por ADÃO E POR JESUS.
Quando Deus fez Adão, fez para ser eterno (Gn1:26; Gn2:17), o pecado trouxe para a humanidade a morte.
A morte não existia, foi a desobediência de Adão que trouxe ela, por isso quando andamos na desobediência somos semelhantes a Adão, e avançamos para a morte... de Adão a Moisés e pecado passou sempre existir, mas onde não se tem lei, também não tem pecado, pois pecado só é pecado quando transgride a lei. Desta forma depois que Deus deu a Moisés os seus mandamentos, passou a existir uma condenação para os nossos pecados, sobre a humanidade passou a existir uma sentença de morte.
Jesus veio pra resgatar essa sentença, Ele veio para que através da sua obediência a humanidade tivesse perdão de Deus para os seus pecados, quando reconhecemos o seu sacrifício por nós, quando confessamos ele como nosso Senhor e Salvador, passamos a ser justificados por seu sangue.
Sobre Adão está a sentença de morte, mas em Jesus encontramos a graça de Deus e a vida eterna.
Para que recebemos a graça de Deus para continuar no pecado? Não! “E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. (Romanos 6:18)”...Para vivermos em obediência por amor aquele que nos comprou com seu sangue, pois sua palavra nos aponta o pecado, de maneira que aquele que pratica o pecado, passa a ser escravo do pecado, “ o Salário do pecado é a morte”... (Rm.6:23).
Viver como Adão é viver na desobediência... Viver como Jesus é viver na obediência
Viver como Adão é Viver no Pecado... Viver como Jesus é viver na santidade.
Viver como Adão é viver debaixo da lei do mundo... Viver como Jesus é viver debaixo da lei de Deus.
Segundo ponto: Carnal ou Espiritual? Gl. 5:16-26
Neste texto Paulo nos escreve que existe uma luta entre a nossa Carne a o nosso Espírito, pois a nossa carne quer que façamos o que é Carnal e o nosso Espírito o que é espiritual.
Dentro dessa perspectiva, ele descreve as obras da carne e as obras do espírito.Como estamos vivendo diante destas coisas?
Quando Deus fez o homem ( Gn. 2:7), Deus formou o homem do pó da terra, a imagem e semelhança de Deus, e soprou nas narinas de Deus o seu Espírito... “o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu...”Eclesiastes 12:7. Precisamos entender que o que está em jogo é a salvação de nossa alma, por isso não podemos nos entrgar as nossas paixões carnais, pois elas vão nos impedir de entrar no reino. (v.21)
Vivam pelo Espírito (v.16), em outras palavras, você tem dentro de você os desejos carnais, você tem aí a inclinação natural para o pecado, o mundo te ensina que o pecado é natural, porém eu estou te avisando não se entregue a carne, de jeito nenhum satisfaça os seus desejos carnais, pois eles te levarão para morte.
Se você está no espírito não está debaixo da lei, porque a lei condena o pecado mas aquele que anda no Espírito não vive na prática do pecado.
Ainda diante do Espelho com aquele que te conhece mais do que ninguém, pergunte, Sou Carnal ou Espiritual?... Talvez seria melhor perguntar sou mais Carnal ou mais espiritual?
“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.(I Tss. 5:23).”
“Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4:24.
Deus não recebe adoração de uma Igreja carnal. Uma Igreja pra permanecer na Presença de Deus tem que ser Espiritual, tem que ter amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (v.22,23). Pode ter o melhor Louvor, pode ser a mais organizada, pode ter o melhor seminário, mas se tiver imoralidade sexual, discórdia, ciúmes, facções, embriaguez, ódio, entre outros, não tem como adorar a Deus, pois a sua adoração está sendo para a carne.
Quantos querem pertencer a uma Igreja que anda na PRESENÇA DE DEUS?
Viver no Espírito nos leva e sermos comprometido com a obra do espírito, de ajudarmos aos outros. (Gl.6:1)
Terceiro ponto: Criatura ou Filho de Deus? (Jo.3:3-7)
Em Adão toda a humanidade foi criada por Deus, o homem carnal é Criatura de Deus... em Cristo Nascemos de novo, através do batismo nos fazemos nossa declaração pública que estamos sendo batizados para remissão dos nossos pecados, pois aceitamos que na cruz Jesus pregou os nossos pecados.
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!( 2 Co. 5:17).
Como filhos temos direito a herança de Deus: Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.(Gl.4:7)
Como herdeiro, temos direito de sentar na mesa, com nosso pai.
A criatura que vive para satisfazer a carne não tem acesso a presença de Deus, pois os nossos pecados nos separa de Deus ( Is.59:2)... mas os filhos tem acesso a presença de Deus, pois o véu do santíssimo lugar foi rasgado e tudo se fez novo.
Conclusão:
Vai chegar o dia em que todos nós vamos nos apresentar diante do trono de Deus, como vamos nos apresentar? Como Adão ou Cristo? Como Carnal ou Espiritual? Como Criatura ou como Filho?
Comments