top of page

ONDE ESTÁ O MEU NATANAEL?

  • Pastor Marcos Almeida
  • 16 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

João 1. 43-50


Introdução:

  • A vida cristã só se inicia quando temos um encontro pessoal com Jesus Cristo. Essa é a experiência de todo o ser humano.

  • O encontro de cada pessoa com Cristo é revestido de características diferentes, mas sempre será um encontro transformador. Ninguém, que tem um encontro com Cristo continuará o mesmo.

  • O Evangelho descreve essa experiência como um novo nascimento, o início de uma nova vida.

  • O Evangelho de João começa com uma série de encontros com Cristo. André e Pedro, depois Felipe que chama Natanael para, também, o conhecer.

  • Quero convida-los a junto comigo meditarmos sobre esse encontro maravilhoso, que espero, possa motiva-lo a ter um encontro com Jesus Cristo, mas também despertar em nosso coração o desejo de chamar nossos Natanaéis (amigos) para um encontro com Jesus.

ONDE ESTÃO OS NOSSOS NATANAÉIS?



I. O anúncio de Cristo.

A Bíblia que para que as pessoas encontrem a Cristo é preciso que alguém lhes fale da sua pessoa. Esse anúncio da pessoa de Jesus Cristo, pressupõe: 1. A sua realidade histórica. Jesus, o Nazareno, filho de José. Jesus, não é um mito, uma lenda, ou um personagem criado pela mente humana. Ele tem concretude histórica. Ele nasceu em uma cidade cujo nome nós conhecemos, Ele viveu em uma cidade que nós conhecemos. Nós sabemos o nome de sua mãe, sabemos sua genealogia. Para nós hoje Jesus foi aquele que mudou a contagem do tempo, ele foi quem morreu pelos nossos pecados, ele foi quem nos falou do reino, sua história é real e comprovada pela ciência e fatos. 2. O testemunho das Escrituras. Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas. A vida e a vinda de Jesus Cristo ao mundo não se dá como fruto de acidente histórico. Ela é a consumação do projeto eterno de Deus. Apocalipse 13.8 fala do Cordeiro imolado antes da fundação do mundo. A Bíblia nos aponta ele como nosso Salvador,” todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16) 3. O convite à experiência pessoal: Vem e vê. Mas, não adianta sabermos a biografia de Jesus Cristo, sua família, sua história, todas as passagens da Escritura que falam da sua vinda se nós não o conhecermos pessoalmente. É esse o desafio de Felipe a Natanael vem e vê. Não conheça apenas intelectualmente, não conheça apenas historicamente, é preciso conhecê-lo pessoalmente.


II. A reação do homem diante de Cristo. Porém, o coração do ser humano é duro. Ele resiste ao poder de Deus. A experiência de Natanael é semelhante a experiência de muitos. 1. Antes: descrente. De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe 2. No início: surpreso. Donde me conheces? 3. Depois, maravilhado. Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! III. A manifestação de Cristo ao Homem. 1. ELE conhece o nosso caráter. Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo (v.47) 2. ELE Conhece a nossa história. Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. (v.48) 3. Conhece a expectativa do seu coração. Pois maiores coisas do que estas verás (v.50). E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.(v.51) Com esta expressão Jesus, está dizendo para Natanael: a expectativa de Israel se realizou. O que você esperava Natanael, tornou-se realidade. O Messias chegou. O Céu desceu à terra, o Reino de Deus se instalou.


Conclusão:

  • Este texto nos mostra o maravilhoso encontro de Natanael com Jesus. Natanael tomou conhecimento da realidade histórica de Cristo, das promessas que o Antigo Testamento continha de sua vinda, mas sua vida só foi transformada de fato quando ele reconheceu quem Jesus de fato era: “TU ÉS O FILHO DE DEUS” “TU ÉS O REI DE ISRAEL”. Nesta noite, como Felipe fez com Natanael eu convido você a conhecê-lo pessoalmente.

  • Ele já conhece você, já conhece a sua história, mas agora ele diz para você que se você crer os céus se abrirão e você poderá contemplar as maravilhas de Deus.

  • E pra você que já teve o seu encontro com Jesus, eu te desafio a sair daqui nesta noite em busca dos seus NATANAÉIS, apresentando os fatos históricos de Jesus, a confirmação da palavra de Deus de sua identidade, e desafiando nossos amigos a experimentarem pessoalmente esse encontro com Jesus.

 
 
 

Comentários


Postagens Recentes:
Diretório de Postagens:
Menu anterior click em:
Siga-nos nas Redes Sociais:
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

© 2017 por Igreja " Ministério Presença de Deus ". Todos os Direitos Reservados

 

Rua Hélio de Oliveira,  Nº350, Jardim Santa Teresa, Salvador-BA

(Final de linha de Luis Anselmo)

Alcançamos a marca de:

  • facebook-square

Visitantes

bottom of page