DESFRUTANDO DESCANSO NA PRESENÇA DE DEUS
- Pastor Marcos Almeida
- 2 de ago. de 2015
- 5 min de leitura
Ex. 33: 12-15
Introdução:
Em tempo de crise só uma coisa poderá nos dar descanso... A PRESENÇA DE DEUS.
O mundo está em grande crise, crise financeira, crise moral, crise na educação, violência, corrupção... as autoridades estão tratando estes problemas como sendo, políticos, sociais, educacionais etc... no entanto, a crise instalada é a consequência do afastamento do homem de Deus.
Hoje é um dia em que celebraremos a Santa Ceia do Senhor, e quando ceiamos nós trazemos a nossa memória o acesso que Jesus nos deu a Presença de Deus.
Nos texto de Êxodo que lemos nos vimos Moisés, implorando a Deus para que a sua presença acompanhasse ele no deserto. Moisés sabia que só andaria em segurança se andasse na Presença de Deus.
No V. 14 – Deus diz a Moisés “a minha presença irá contigo e eu te darei descanso.”
Quantos aqui querem desfrutar de descanso em uma época de Crise? Moisés estava vivendo uma grande e ameaçadora crise, porém ele sabia que andando na Presença de Deus ele estava seguro.
QUANTOS QUEREM DESFRUTAR DO DESCANSO DA PRESENÇA DE DEUS?
Para desfrutarmos do Poder que existe quando estamos na presença de Deus, precisamos entender dois pontos que fazem toda a diferença:

1. O PECADO NOS AFASTA DA PRESENÇA DE DEUS:
Quando Deus formou o homem, Ele fez para que o homem desfrutasse do descanso na presença de Deus, o homem não precisava plantar, não precisava se preocupar com suas vestes, nem com sua alimentação e nem tão pouco com o aluguel do mês. Deus dava a ele toda a provisão necessária.
Gn.3:8 – E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
Quando pecamos nós não suportamos estar na presença de Deus, Adão fugiu da presença de Deus, ele ouviu a voz do Senhor e foi se esconder.
A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu. Na própria Bíblia é dada a expecificação de pecado:Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. (1 João 3:4, Almeida Revista e Atualizada).
Quando decidimos viver no pecado nos escolhemos passar pela crise sem o descanso da Presença de Deus. Escolhemos enfrentar nossos problemas sem o poder de Deus.
1.Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 2. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. (Is. 59:1,2).
Amados, se queremos viver a segurança e descanso que existe na Presença de Deus, precisamos abandonar o pecado, o que nos tem feito errar, o que tem nos afastado de Deus. Deixe agora! Deus quer nos abençoar. Não existe crise para aqueles que estão em Deus. Tem dificuldades? Sim tem, mais Ele nos dará descanso pelo poder da Sua presença.
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. (Jo. 8:34)
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm. 6:23).
2. JESUS NOS DEU ACESSO A PRESENÇA DE DEUS:
Jesus na cruz do calvário pagou o preço por nossos pecados.
No antigo testamento Deus disse a Moisés para fazer um tabernáculo, pois Deus queria habitar com eles. (Ex. 25:8). A palavra tabernáculo vem do latim tabernaculum, "tenda", "cabana" ou "barraca" e designa o santuário portátil onde durante o Êxodo até os tempos do Rei Davi os israelitas guardavam e transportavam a arca da Aliança. Os objetos sagrados que acompanhavam o tabernáculo eram:
1. No Átrio Exterior:
Altar de Bronze( Holocausto) - onde eram oferecidos os sacrifícios a Deus.
Bacia de Bronze - Onde os Sacerdotes lavavam os pés e as mãos simbolizando uma purificação para entrar no Santo Lugar.
2. No Santo Lugar:
Altar do incenso - Localizado do lado oposto a entrada, no fundo, pouco antes do véu que separava do Santo dos Santos. Era usado para se queimar incenso pela manhã e à tarde pelos sacerdotes.
Mesa dos Pães da Proposição - Ficava logo à direita da entrada. Tinha esse nome pois todo Sábado eram colocados 12 pães, simbolizando as 12 tribos de Israel em cima dela.
Candelabro de Ouro - À esquerda da entrada, com sete hastes. Era diariamente enchido com o melhor azeite, pelos sacerdotes para que ele nunca se apagasse, Somente enquanto estava sendo levado.
3. Santo dos Santos:
O Véu - Cortina que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos.
Arca da Aliança - Simbolizava a Presença de Deus e carregava as Tábuas da Lei - os 10 Mandamentos - a Vara de Aarão, que floresceu e o pote de maná (alimento mandado por Deus no deserto). Era a peça mais santa do Tabernáculo.
Propiciatório - Nada mais do que a tampa da Arca. Era o lugar onde o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, no dia da Expiação, aspergia o sangue pela remissão de seus pecados e pelos pecados do povo Quando Jesus Morreu a palavra do Senhor diz que o véu que separava o santo dos santos foi rasgado. “E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; (Mt. 27:51).
O pecado nos afasta de Deus, e Jesus nos dar acesso a sua presença, o que antes era privilégio apenas do sumo sacerdote, em Jesus passou ser privilégio de todos aqueles que reconhecem no sacrifício de Jesus, a expiação dos nossos pecados.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim João 14:6
Há pastor então já que Jesus pagou o preço pelos meus pecados agora quer dizer que posso viver pecando, de jeito nenhum vamos ver o que nos diz sobre isso a palavra:
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. (1 João 5:18)
Leia: I Jo. 3: 1-10.
Conclusão:
Para desfrutar do poder e descanso que existe na Presença de Deus, precisamos dar um basta de uma vez por todas em nossas vidas de pecados, reconhecermos Jesus como nosso Senhor e Salvador e vivermos na presença de Deus, no santíssimo lugar.
Comments