CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DA IGREJA
- Pastor Marcos Almeida
- 6 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
Rm. 12:3-21
Introdução:
Hoje é um dia de Ceia- O QUE A CEIA REPRESENTA PRA VOCÊ? Uma ordenança de Deus, um momento de trazermos a memória o sacrifício de Cristo, um momento de comunhão do Corpo.
Os elementos que fazem parte da Ceia tem uma simbologia específica, onde o pão representa o corpo de Cristo. QUEM É O CORPO DE CRISTO? V.5 diz que nós somos o corpo de cristo.
Como corpo de Cristo nós muitas vezes temos pecado em nossa conduta, por isso fazendo uma reflexão de como temos vivido o Senhor me inspirou a ministrar nesta noite sobre as características fundamentais da Igreja.

1. PRIMEIRA CARACTERÍSTICA: Submissão a Cristo
Cristo é o único, cabeça da Igreja: A Igreja significa povo convocado “ Chamados para fora”, a igreja é formada de pessoas convocadas por Jesus, pessoas que tem ouvido e atendido o “ Vinde A MIM” - Ef.1:22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.
Muitas vezes nós queremos controlar o corpo de Cristo não é essa a nossa função nossa função é assumirmos nosso papel no corpo e deixar Cristo Governar nossas vidas individual e coletiva como igreja.
Se eu perguntar como é a submissão das pessoas da tua Igreja – Talvez alguém falasse assim na minha igreja não é assim lá todos fazem o que quer, e todos querem prevalecer a sua vontade. Por isso nós precisamos questionar a nós mesmos será que Jesus é verdadeiramente o nosso Senhor da nossa vida indicidual.
2. SEGUNDA CARACTERÍSTICA: Amor Fraternal
Jô.13:34Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Não existe igreja de Jesus sem amor fraternal, não existe Igreja sem amor , em Rm 12:10 –diz que nos devemos preferir em honra uns aos outros.É pelo amor que as pessoas vão ver em nós que somos discípulos de Jesus, não pelo pregador de Gravata, e nem pela revista da escola bíblica e nem pela bíblia que você carrega você é discípulo de Jesus quando você ama o teu próximo. – I Jo. 4:20 - 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
É necessário que nos amemos nossos irmão do corpo de Cristo e não é só os da nossa igreja mais também os de outras denominações, pois eles são parte do corpo de cristo. Quando nos vivermos assim nos estaremos glorificando o nome de Deus através do amor e as pessoas vão dizem que as diferenças exteriores não são importantes e sim o amor.
3. TERCEIRA CARACTERISTICA: A Comunhão
O que é pra você a Comunhão? Nós no início fazíamos todos os meses uma confraternização que nos chamávamos momento de comunhão, algumas vezes nós participamos destes momentos sem ter no coração o verdadeiro significado da comunhão. O amor resulta numa verdadeira comunhão – No Casamento existe comunhão de bens e de interesses. Hoje para a maioria dos cristão não parece inviável viver uma comunhão plena de bens, porém na igreja de Jerusalém era esse o sentido não havia entre eles necessitados pois todos repartiam o que tinham. Algumas vezes na nossa confraternização as pessoas vieram falar pra mim quem tinha levado e quem não tinha e isso nos entristecia pois não era esse o objetivo e sim quem podia levar mais levava e quem não podia levar nada não deveria deixar de participar essa é a verdadeira comunhão.
Elementos da Comunhão:
a. Acolhimento –Rm15:7- 7 Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.
b. Exortação (estímulo ânimo) – Hb.3:12-13 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
O rito simbólico de comunhão cristã é a ceia de Jesus, quando partimos o pão estamos trazendo a
memória o sacrifício de Jesus.
O pão –corpo
Suco – Sangue
Mesa Local de comunhão.
Conclusão:
Precisamos viver a vida de corpo de cristo com mais amor e submissão.
Comments